As imagens da Internet com direitos de autor

Em um determinado blogue, a autora, num aliviar de consciência de quem cumpre o seu dever, escreve que a imagem é “dali”. E eu fui “ali”, de seguida a investigar, e verifiquei que a imagem, afinal, era de “acolá”. E não fui mais longe porque me bastou.

A autora do blogue pensou que ao escrever que a imagem era dali, resolveu o problema dos direitos de autor das imagens na Internet. Ficou descansada e imune a quaisquer invectivas idiotas, porque sempre pode dizer que «a culpa não é minha, porque eu escrevi que a imagem era “dali”!. Cumpri o meu dever. A culpa é de quem escreveu que a imagem era de “acolá” e, afinal, acontece que a imagem era também “d’Acoli”! E como é que eu poderia saber que o “Acoli” tinha copiado a imagem de “Acoló”?!!!»

Na Internet, só há uma forma de garantir um mínimo de direitos de autor de uma imagem: através da marca de água e da informação no IPCT e no EXIF da imagem. Tudo o resto é idiotice.

imagem-retirada-daqui-2.jpg

Imagem com marca de água, e info EXIF e IPTC

Esta entrada foi publicada em Geral com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a As imagens da Internet com direitos de autor

  1. Por acaso este texto serve-me muito bem. Aliás a carapuça… eheheh
    Porque, tal como a autora de determinado blogue, eu tinha esse hábito, também, mas com o link para o respectivo blogue autor da imagem ou pintura. O Sapo, nos últimos tempos alterou a plataforma e, em vez dos links irem parar à página do autor apresentam só a imagem, mas não será difícil seguir o “caminho” do endereço, para quem o quiser saber.
    Quem anda na blogosfera há muitos anos sabe perfeitamente que a maioria dos blogues não assinalavam a autoria das imagens. Iam passando de “mão em mão”´.
    Não referiam a autoria de fotografias e pinturas, tal como não referiam a autoria de poemas e textos. Isso vem de longe, não é de agora. Eu própria vi em dezenas de blogues palavras minhas assinadas por outros. Protestei, “rugi”, aborreci-me e para quê?
    Ou apagavam o post ou ignoravam, pura e simplesmente a minha, “reclamação”.
    Hoje as coisas estão diferentes. A tecnologia dos blogues mudou e as plataformas estão formatadas com muito maior acessibilidade.
    E muitas vezes ao colocar-se o “daqui” é uma forma de publicitar o local de origem.
    Não considero por obrigação do dever cumprido. Mas sim pela ética que conduz as minhas atitudes.

Deixe uma resposta

