Daniel Oliveira, Peter Singer e o sincretismo “Kropotkmarx”

Há quem diga que um “abutriu” é o resultado do cruzamento de um “abutre” com a “puta que o pariu”; de modo idêntico, o Daniel Oliveira é o resultado do cruzamento de Kropotkine com Karl Marx.

dissonancia-cogniiva-300-web.jpg

A forma como o Daniel Oliveira consegue conciliar Kropotkine com Karl Marx é um mistério da sua (dele) subjectividade, na medida em que, segundo Kropotkine, o consumo deve deixar de depender estritamente do ritmo de produção e da divisão do trabalho – tal como acontece hoje na União Europeia, excepto na Alemanha -, ao passo que, para Karl Marx, mantém-se a divisão do trabalho e a dependência do consumo em relação à produção. De uma forma genial, o Daniel Oliveira consegue fazer a síntese dialéctica entre a tese anarquista de Kropotkine e a antítese marxista.

E é, também, no sincretismo “Kropotkmarx” que assenta a política da União Europeia dirigida por Durão Barroso – salvo se Angela Merkel começa a berrar! E quando Angela Merkel berra, Durão Barroso amocha.

O Daniel Oliveira é anarquista quando defende, com Kropotkine, que “quanto mais a sociedade é civilizada, mais a individualidade está desenvolvida, e mais os desejos do indivíduo são variados” (in “A Conquista do Pão”), afirmando que a variedade dos gostos é sinal indiscutível de progresso e da superioridade do indivíduo em relação ao Estado .

Mas o Daniel Oliveira já é marxista quando defende a supremacia do Estado em relação ao indivíduo, por exemplo, quando se opõe às privatizações das empresas do Estado. O Daniel Oliveira faz genialmente a quadratura do círculo, desafia os princípios da não-contradição e de identidade, aplica o princípio da complementaridade da função de onda quântica à política nacional! Genial!


Outra luminária que defende a doutrina Kropotkmarx é Peter Singer. Diz ele o seguinte :

«Bioethicist Peter Singer compared women and children to cows overgrazing a field and said – at the global Women Deliver Conference last week, hailed as the most important meeting to focus on women and girls’ human rights in a decade – that women’s reproductive rights may one day have to be sacrificed for the environment.


The controversial Princeton University professor, known for championing infanticide and bestiality, was a featured panelist on Thursday at the three-day Women Deliver conference attended by Melinda Gates and more than 4,000 abortion and contraception activists in Kuala Lumpur.»

Peter Singer aplica à humanidade e à reprodução humana a utopia do “tirar do monte” de Kropotkine. Dizia o anarquista russo que os prados comunais das aldeias dos agricultores europeus do século XIX se baseavam na economia do “tirar do monte”: enquanto há bastantes prados comunais, ninguém controla o que as vacas de cada família comem e nem o número de vacas nos prados. Mas – dizia Kropotkine – quando os prados são insuficientes, recorre-se à partilha das vacas e ao racionamento.

É bonita a analogia sociobiológica entre uma vaca e um ser humano nascituro; talvez se trate de mais uma originalidade da teoria Kropotkmarx. Por outro lado, segundo esta teoria, os costumes ancestrais de uma economia natural de subsistência e a sobrevivência arcaica, encaixam, que nem uma luva, nas sociedades industriais modernas onde impera o valor de troca com mecanismos extremamente complexos que exigem a intervenção de um sistema monetário, e que acaba com a gratuitidade do consumo e dos serviços. De facto, ter e criar um filho nunca foi, em tempo algum, um acto gratuito, nem foi nunca comparado por nenhum ser humano arcaico a ter uma vaca num prado comunitário da economia do “tirar do monte” – mas a doutrina Kropotkmarx defende o contrário.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Politicamente correcto com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s