A ciência médica e o sistema imunitário

Vi (na TVI24) uma grande parte de um programa acerca da esclerose múltipla e de um certo dr. Zamboni, o qual aparentemente descobriu que as angioplastias (o desbloqueio das veias de acesso ao cérebro) não só paravam a evolução da doença como provocariam melhoras dos doentes. Vi, no dito programa, alguns testemunhos de pessoas com esclerose múltipla que foram sujeitas a angioplastias (o tratamento angiológico também é conhecido por CCSVI) e que corroboram essas melhorias na sua saúde.

O que eu não percebi – e o programa também não explicou – é qual a possível ligação entre um problema do sistema imunitário, como é o caso da esclerose múltipla, e as melhoras de saúde dos doentes de esclerose múltipla devido a uma angioplastia venal. Por aquilo que julgo saber, o sistema imunitário de pessoas que sofrem de esclerose múltipla produz anticorpos auto-dirigidos, ou seja, esses anticorpos dirigem-se contra o isolamento que rodeia os nervos; e isto faz com que o sistema imunitário destrua esse isolamento, expondo os nervos, que assim entram em curto-circuito, e conduzindo à paralização.

Ora, o que o dito programa de televisão não esclareceu é qual é o nexo causal entre a causa da doença (anomalia do sistema imunitário) e a angioplastia como factor de melhoria. O que me pareceu é que a angioplastia apenas permite uma melhor irrigação das células do cérebro, fazendo que este responda mais eficientemente aos estímulos nervosos, mas não irá travar a evolução da doença.

Tudo isto revela o problema enorme da ciência médica quando quer sair do âmbito dos paliativos. Quando a ciência tenta entrar na complexidade irredutível da célula, dá com os “burros na água”.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Geral com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s