O CDS/PP e a demissão de Paulo Portas do governo neoliberal de Passos Coelho

O CDS/PP é (pelo menos em teoria) um partido democrata-cristão; está lá escrito nos estatutos do partido. Ou seja, o CDS é democrata-cristão no sentido do partido fundado por Konrad Adenauer na Alemanha depois da II Guerra Mundial. E sendo democrata-cristão, o CDS/PP (em tese) não pode ser um partido neoliberal no sentido da ideologia de Hayek e/ou Ayn Rand.pernalonga-tapa-tunel-web-300.jpg

Naturalmente que, hoje e na Europa, os conceitos políticos estão muito confusos. Por exemplo, Angela Merkel foi militante do Partido Comunista da Alemanha de Leste, hoje é líder do partido democrata-cristão da Alemanha, e segue uma política de governo marcadamente neoliberal. Alguém percebe isto?

Porém, as bases (os votantes) do CDS/PP são, em geral, democratas-cristãos ou conservadores, o que constitui uma forma de pressão política sobre a cúpula dirigente do partido. Ou os dirigentes do CDS/PP têm em atenção as características principais dos votantes no partido, ou o CDS/PP volta a ser o partido do táxi.

A demissão de Paulo Portas do governo, para além de ser uma jogada política de mestre, vai ao encontro do entendimento maioritário das bases do CDS/PP que viam na política económica neoliberal de Passos Coelho um túnel sem saída que não fosse a destruição paulatina e sistemática da economia nacional.

Quem vota no CDS/PP, em geral (porque há excepções, como por exemplo, João César das Neves ) é contra a política económica de Vítor Gaspar e de Passos Coelho; porém, não pelas mesmas razões que movem o Partido Socialista contra os dois governantes referidos. A preocupação primeira do CDS/PP é a economia real, e não os direitos adquiridos que tanto preocupam o Partido Socialista. Para o CDS/PP, os “direitos adquiridos” e os “salários reais” são – eventualmente e porventura – consequência de uma economia em crescimento que permita pagar a dívida. E para que a economia real possa crescer, é preciso uma outra política económica e financeira.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Geral com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s