Sobre a infalibilidade do Papa

A Igreja Católica foi fundada pelo apóstolo Pedro e tornou-se religião oficial do império romano no Concílio de Niceia, no século IV d.C.. Nunca, desde a sua fundação e até 1870, existiu na Igreja Católica o conceito de infalibilidade papal. Este conceito é relativamente novo e apenas do século XIX.

Peninsula_Italica_1796-web-400Em 1869, o Papa Pio IX reuniu o Concílio do Vaticano I, que durou até 1870. E foi deste Concílio que saiu, pela primeira vez na história da Igreja Católica, o conceito de infalibilidade papal. E este novo conceito esteve directamente ligado à guerra da unificação da Itália que colocou em causa o Estado Pontifício — que não era reduzido apenas ao actual Estado do Vaticano: era muito maior, e abarcava várias zonas da Itália (ver imagem, a cor amarela).

O conceito de infalibilidade papal foi criado como um instrumento político — e não como um instrumento teológico — no sentido de impedir a unificação da Itália.

A 20 de Setembro de 1870, o exército italiano unificado entrou pela Porta Pia do Vaticano e o Papa Pio IX rendeu-se e entrou em reclusão, recusando-se a negociar e assumindo a conhecida posição do “Non possumus”. Apesar desta atitude do Papa, a família real italiana decidiu instalar-se no palácio papal do Quirinal.

Era evidente que a Itália teria que sofrer uma unificação política, e se o Papa Pio IX se tivesse predisposto a negociar, logo no início do conflito, talvez a Igreja Católica não saísse tão prejudicada (materialmente) como saiu. E ficou desse conflito a encíclica Quanta Cura que instituiu a infalibilidade papal.

Portanto, quem disser que sempre existiu, na Igreja Católica, o conceito de infalibilidade papal, não sabe o que diz. De acordo com a tradição da Igreja Católica até 1870, a crítica ao comportamento Papa não era tão invulgar como se julga hoje.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Geral com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s