Interpretação deficiente de S. Tomás de Aquino por parte de Francisco I

 

“Você pergunta se o Deus dos cristãos perdoa aqueles que não crêem nem buscam a fé. Dado que – e isto é fundamental – a misericórdia de Deus não tem limites se aquele que pede por misericórdia o faz com contrição e com um coração sincero, a questão para aqueles que não acreditam em Deus está em obedecer sua própria consciência. De facto, ouvi-la e obedecê-la significa decidir sobre aquilo que se percebe como bom ou como mau. A bondade ou malícia do nosso comportamento depende dessa decisão.”

— Francisco I, em reposta a uma pergunta do entrevistador

os-sapatos-cambados-do-papa-webS. Tomás de Aquino defendeu este princípio — o da necessidade de obedecer à consciência, em primeiro lugar — mas quando aplicado a pessoas que são cristãs. (Suma Teológica, I-II, 19, 5). Em um juízo universal, o cristão tem já uma espécie de “bússola interior” ou intuição ética formatada.

Mas, simultaneamente, S. Tomás de Aquino não sacraliza o arbitrário subjectivo, mas somente constata que um acto apenas é moral se se conforma com o ditame da consciência. E diz, a seguir, que o acto cometido por uma consciência errónea continua a ser mau em si e distinto daquele que obrigaria uma consciência informada. E — continua o Santo — obedecer à sua consciência em NADA retira à falta prévia de não ter informado a sua consciência.

Portanto, parece que o Papa adopta (no texto) apenas uma parte da ética de S. Tomás de Aquino, por um lado, e, por outro lado, comente o erro de a estender a todas as pessoas que não têm uma formação cristã.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Politicamente correcto com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s