Ser ortodoxo não basta, mas não ser pode ser pior

 

Vemos aqui em baixo três Papas do Renascimento que eram católicos ortodoxos: da esquerda para a direita: Alexandre IV (o famigerado Rodrigo Bórgia), Júlio II e Leão X.

rodrigo borgiajulio IIleao X

Naquele tempo, ainda não existia o conceito dogmático de “infalibilidade papal”, e o povo católico sabia perfeitamente que a lei de Deus se aplicava a todos, incluindo o Papa. A história pessoal de cada um destes três Papas faria corar um velhaco de alto coturno. Mas eram ortodoxos. A vida pessoal destes três Papas foi objecto de escândalo; mas eram ortodoxos.

Poderíamos dizer, de cada um destes três Papas, que era um “Santo Padre”? Santo?! Nem pensar nisso!

os-sapatos-cambados-do-papa-webOutra figura polémica da Idade Média foi Joaquim de Fiore, que viveu no século XII. Joaquim não tinha filhos bastardos, era um abstémio sexual e um anacoreta. Mas Joaquim não era propriamente um ortodoxo porque a sua visão da religião católica era imanente e milenarista, e a boa doutrina católica defende que o paraíso só existe numa dimensão transcendental.

Poderemos dizer de Joaquim que era santo? Nem pensar nisso!

Portanto, ser ortodoxo (como foi, por exemplo, Rodrigo Bórgia) não basta para se ser santo, mas não ser ortodoxo (como o Joaquim de Fiore) pode ser ainda pior. No caso do Bórgia, a sua conduta privada foi motivo de escândalo; no caso do Joaquim, foi a sua conduta pública que escandalizou. Nem o Bórgia nem o Fiore mereceram ser santos, mas Joaquim de Fiore foi muito mais perigoso, para a Igreja Católica, do que o Bórgia.

“Para bom entendedor, meia palavra basta”… você entendeu?

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Geral com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s