O branqueamento (anónimo) do Bergoglismo

 

No Vaticano já se levantam vozes branqueando as “opiniões” do cardeal Bergoglio. Essas vozes dizem agora que as entrevistas do Papa aos jornais internacionais — através das quais são emitidos por ele juízos de valor em matéria de moral e costumes — não são ex-cathedra, e por isso, não são infalíveis.

Ora, isto é uma forma de desresponsabilizar o cardeal Bergoglio, porque é óbvio que sempre que um Papa dá uma entrevista a um jornal, fala ex-cathedra. Podem dar as voltas que quiserem, tentar branquear o Bergoglismo do cardeal, mas a verdade é que na Igreja Católica não existem os Passos Perdidos da Maçonaria.

Quando o cardeal Bergoglio falou na “obsessão dos católicos acerca do aborto”, estava a emitir um juízo de valor (enquanto Papa!) acerca da moral e dos costumes. Não nos enganem afirmando o contrário disto! A infalibilidade papal é uma coisa; o Direito Canónico é outra coisa, diferente; misturar as duas coisas é tentar enganar o povo. A infalibilidade papal é um atributo pessoal do Papa, e nada tem a ver com o Direito Canónico. O Direito Canónico pode transcrever, ou não, os juízos de valor do Papa emitidos sob a condição pessoal da sua infalibilidade.

Esta tese, de um teólogo anónimo (no Vaticano já há teólogos que escrevem anonimamente!) significa uma machadada final no dogma da infalibilidade, porque torna difuso e impreciso o critério da aplicação do dogma. Para não descredibilizar o Papa, acabou-se (em termos práticos) com o dogma — e foi isto que o cardeal Bergoglio pretendia: não tenho dúvidas acerca disso.

A aceitar como boa a tese do teólogo anónimo, o Papa pode dizer numa homilia, por exemplo, que “Jesus Cristo foi um comunista”, e, estas palavras ditas não entrariam no âmbito da infalibilidade papal! Ou seja, segundo esta tese, um Papa pode dizer o que lhe apetecer na praça pública!

A tese do teólogo anónimo é inacreditável — por exemplo, quando ele diz que “o Papa muitas vezes não faz declarações objectivas acerca da Verdade” (?). Se o Papa muitas vezes não faz declarações objectivas acerca da Verdade, ¿ para que precisamos de Papa?!

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Geral com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s