O caguinchas socialista e as pensões de sobrevivência

 

o caguinchas socialista 400 web
Eu não quero escrever o nome daquele senhor que está na imagem, para não lhe dar publicidade no Google. Ele era suposto estar morto, mas eis que a avantesma ressurgiu numa manhã de nevoeiro socialista em que o seu rei vai nu. Em vez de falar dele, vou querer saber o que significa “sobrevivência”.

Por exemplo, o que é um kit de sobrevivência? É um conjunto de instrumentos que me permitem sobreviver com saúde e com dignidade enquanto ser humano. Por exemplo, não faz parte de um kit de sobrevivência o Jeep 4×4; ou a vivenda no Algarve; ou as viagens de férias às Caraíbas.

kit de sobrevivencia web
Por isso, não percebo por que carga-de-água se chamam “reformas de sobrevivência” a pensões acima de 2.000 Euros por mês!

Em países capitalistas, como por exemplo a Suíça, o Estado não paga pensões — de viuvez, ou outra qualquer! — acima de 2.000 Euros; um suíço que quiser ter uma reforma superior a 2.000 Euros mensais terá que fazer um complemento de reforma qualquer. Mas num Estado socialista, como é o português, vemos um caguinchas, como aquele da imagem, a criticar um governo que corta alguma coisa em pensões de viuvez acima dos 2.000 Euros.. !

Eu acho, neste caso concreto, que o governo poderia e deveria ir mais longe: pensões de “sobrevivência” de 3 ou 4 mil Euros mensais — ou mais! — não são “pensões de sobrevivência”. Se estamos em uma situação em que aumentam os impostos para pagar pensões de reforma, então que sejam as pensões acima de 2.000 Euros que sejam sacrificadas aos cortes, e não as pensões de sobrevivência propriamente ditas.

Carlos Melancia

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Geral com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s