“O Papa, um homem de acção”

 

«Não toleremos que da palavra “empirismo” se apropriem os que negam três quartas partes do óbvio» — Nicolás Gómez Dávila


O Papa, um homem de acção

«Não sei se poderia ousar dizer que já posso fazer uma síntese. Vejo muitos elementos díspares, vejo um homem de acção – é a primazia da acção, sem dúvida; este não é um homem de doutrina. Um argentino me disse:

“Vocês europeus terão muita dificuldade para entender sua personalidade, porque o Papa Francisco não é um homem de doutrina, é um homem de acção, de práxis. Ele é um homem muito pragmático, muito próximo à terra”.

É visível em seus sermões que ele está perto da gente, e isso é talvez o que o faz muito popular, porque o que ele diz afecta a todos. Também irrita um pouco a todos, mas ele está muito próximo do chão. Não há muita teoria. Vemos isso claramente: trata-se de acção, pura e simples.»

Entrevista de Dom Bernard Fellay, superior da FSSPX, sobre o Papa Francisco


Ser um “homem de acção” e um empirista não significa que se tenha necessariamente que ser um psicótico e/ou que se lhe permita que “negue o que é óbvio”. Há uma grande diferença entre o empirismo e a burrice.

Um indivíduo que age sem pensamento prévio inverte a noção de liberdade que consiste em agir em função da Razão; esse indivíduo é uma espécie de animal irracional: é livre porque age! Em contraponto, o ser humano, porque é racional, deve agir porque é livre — a acção é filtrada pela razão que lhe dá a liberdade propriamente dita (S. Tomás de Aquino).

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Geral com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s