O Padre Gonçalo Portocarrero de Almada diz que Nelson Mandela foi para o Céu

 

Eu não vou discutir aqui o conceito de “Paraíso” que é comum ao Cristianismo e ao Islamismo; nem sequer vou aqui discutir se um ateu pode ou não aceder ao Paraíso. A minha questão, aqui, não é teológica: em vez disso, é ética.

Eu não sou Deus nem Jesus Cristo para saber, com toda a certeza, se o Mandela foi para o Céu; mas o Padre Gonçalo Portocarrero de Almada, que fala directamente com Deus e com Jesus Cristo (o que, aparentemente é vedado ao comum dos mortais), lá terá as suas razões.

Do ponto de vista ético, o problema não é o de saber se Nelson Mandela era católico ou não: a ética não escolhe religiões, embora as religiões tenham influência na (boa) ética. O problema é o de saber se Nelson Mandela foi, ou não, responsável moral pela morte de dezenas de vítimas de atentados bombistas — incluindo uma freira católica assassinada às mãos do ANC dirigido por Nelson Mandela.

O Padre Gonçalo Portocarrero de Almada poderá dizer que “sem ovos não se fazem omeletas”, e que “os fins justificam os meios”; e que o Mandela entendeu que os atentados bombistas que mataram inocentes eram um bom meio para atingir um determinado fim político. O Padre Gonçalo Portocarrero de Almada pode defender o quiser, mas não pode dizer que a sua opinião segundo a qual o Mandela foi para o Céu é eticamente defensável à luz do Cristianismo: está seguramente mais livre de pecado mortal o nosso Álvaro Cunhal do que Nelson Mandela.

Por fim, quando o Mandela defendeu o aborto e aplicou-o na ordem jurídica do seu país, o Padre Gonçalo Portocarrero de Almada deve ter ficado muito feliz — e por isso é que o Padre defende que o Mandela foi para o Céu. Ainda vou ver o Padre fazer campanha a favor do aborto (a tudo se chega, enquanto a vida dura!).

Se julgarmos Mandela do ponto de vista da ética cristã, não é defensável que ele tenha ido para o Céu; mas a teologia do Padre Gonçalo Portocarrero de Almada parece ter em fraca conta a ética católica: parece que, para o Padre, os pecados mortais deixaram de existir. Que lhe faça bom proveito!

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Politicamente correcto com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s