Os "católicos fervorosos" e a astrologia

 

Os “católicos fervorosos” deveriam pedir ao “papa Francisco” que retirasse a santidade a S. Tomás de Aquino (“Summa Theologica”, Q 95, 5) e a Santo Agostinho (“Confissões”, IV, 3), porque ambos defenderam a astrologia e não consideravam a prática da astrologia como pecado.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em astrologia. ligação permanente.

2 respostas a Os "católicos fervorosos" e a astrologia

  1. h__m_d diz:

    Este postal faz assunções erróneas. Primeiro, porque na Igreja Católica não é aos teólogos que está cometido o poder de dizer infalivelmente o que é de fé nem de condenar os erros na fé, mas somente ao Papa e aos Concílios Ecuménicos em união com o Papa. Segundo, porque foram muitos os santos que defenderam erros doutrinários sem que se lhes possa chamar hereges, como São Tomás de Aquino, que errou no que concerne à Imaculada Conceição, mas não cometeu heresia, porque o dogma ainda não tinha sido definido pela Igreja.

    • O. Braga diz:

      O que você quer dizer é que a Verdade católica depende do tempo que corre , por um lado, e do papa que coordena a Igreja Católica em qualquer época específica, por outro lado. Ou seja, na Igreja Católica, as verdades dependem das modas. ¿É isto que você quer dizer?

      Ou seja e por exemplo, parece-me que você pensa que, se um eventual Concílio do Vaticano III validar o “casamento” gay na Igreja Católica, revendo o Direito Canónico, você acharia que o “papa Francisco” estaria legitimado pela Verdade da Igreja, uma vez que ele apenas adaptou a verdade católica ao seu tempo.

      Depois, você quer dizer que S. Tomás de Aquino e Santo Agostinho foram “teólogos”. Eu pensei que eram “Doutores da Igreja”, mas estava errado. Você é que tem razão: eram simples “teólogos”.

      Dê-me um exemplo de um santo da Igreja Católica — para além de Santo Agostinho e de S. Tomás de Aquino, porque estes eram “teólogos” — que tivesse cometido “erros doutrinários”. Só um!

      E já agora, diga-me onde S. Tomás de Aquino errou em relação à Virgem Maria.

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s