Anselmo Borges e a maçonaria

 

“No quadro dos autênticos ideais maçónicos – liberdade, democracia, companheirismo, fraternidade, humanismo, espiritualidade, aperfeiçoamento interior -, não vejo porque é que há-de haver conflito entre ser católico e maçon.”

Anselmo Borges (ex-padre católico)

Ou o Anselmo Borges escreve por má-fé, ou é ingénuo; mas como não me pareça que ele seja imberbe, só pode ser de má-fé — desde logo porque a maçonaria é uma religião: possui templos; altares; código moral; rituais de adoração; vestimentas e apetrechos para os ritos; dias festivos; hierarquia; rituais de iniciação; rituais fúnebres; promessas de eterna recompensa e/ou punição.

Se essas não são características de uma religião, qualquer Anselmo Borges que o negue só pode ser burro. Talvez o Anselmo Borges possa alegar que não conhece o verdadeiro conteúdo da doutrina maçónica, uma vez que a ele (e a outros) só é permitido assistir a “sessões brancas”. Mas essa ignorância dele não pode servir de justificação para defender que ideia segundo a qual um católico pode ser simultaneamente maçon, ou muçulmano, ou budista, etc..

Há pelo menos dois protagonistas ditos “católicos”, Anselmo Borges e Frei Bento Domingues, que são pagos por pasquins portugueses para escrever umas coisas. São mercenários a soldo dos me®dia. E portanto têm que alimentar a polémica (a telenovela) do “papa Francisco” que usa o preconceito do mundo em relação à Igreja contra a própria Igreja.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Igreja Católica com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s